sexta-feira, 12 de junho de 2009

AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

O vídeo SONHO trata da invenção do avião que veio revolucionar os meios de transportes, acelerando a circulação de pessoas e mercadorias. De acordo com o sistema de produção predominante os avanços tecnológicos impulsionou a pesquisa em novas tecnologias e informática. De maneira geral, essa evolução afeta nossas vidas , uma vez que objetos tecnológicos vão se fazendo necessários no cotidiano de todos, independente da classe social.
Na escola, o conhecimento da informática pelo educador torna-se indispensável, visto que os estudantes estão em constante contato com as inovações tecnológicas, seja no trabalho ou em casa. Considerando que a escola tem como missão proporcionar o acesso ao conhecimento de forma contextualizada Inovações que podem auxiliar o trabalho pedagógico, dinamizando as aulas de formar a concorrer para uma aprendizagem mais efetiva.
As novas possibilidades devem significar oportunidade de fazermos escolhas significativas para nossas vidas, a fim de torná-la mais plena e realizada segundo Moran O conhecimento deve ser instrumento que permita fazer escolhas que façam diferença na vida cotidiana de cada pessoa, para isso é preciso que haja uma sintonia entre escola, família e o lugar de cada um.
É preciso que usemos as inovações tecnológicas que ora chegam a escola de forma a fazer que o processo ensino-aprendizagem se torne mais interessante, sem perder o foco de que a educação deve apontar para a (des)construção de valores que façam diferença na vida de nossos estudantes, que possibilitem a estes um olhar crítico ao redor ajudando-o a fazer escolhas que o façam se sentirem dignos e realizados.